Festa das armas no Alemão: cinco bandidos identificados

Polícia reconhece Luciano Pezão e mais quatro chefões do tráfico filmados em bailes

POR LESLIE LEITÃO
Rio - O chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, determinou a instauração de inquérito para investigar o desfile de armas no Morro da Fazendinha, em Inhaúma, que integra o conjunto de favelas do Complexo do Alemão, mostrado por O DIA na edição de ontem. E, em poucas horas de investigação, pelo menos cinco criminosos que aparecem nas três horas de gravação já foram identificados por agentes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), entre eles o chefe do tráfico de toda a região, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.
O bandido aparece caminhando pela Rua Canitá, sob a escolta de outros traficantes de fuzil, usando camisa de grife italiana preta e os habituais e gigantescos cordões de ouro no pescoço. Pezão, que possui 17 anotações em sua ficha criminal, tem contra si quatro mandados de prisão: formação de quadrilha, associação para o tráfico, homicídio e ocultação de cadáver.
Foto:Arte / Jornal O Dia
Traficantes de comunidades ocupadas pelas UPPs estão se refugiando no Complexo do Alemão | Foto: Arte / Jornal O Dia
Quem aparece ao lado dele nas filmagens são dois traficantes conhecidos como Irmãos Metralha: Roberto e Silvano de Souza Britto, este último numa cadeira de rodas, depois de ter ficado paralítico em um tiroteio.
Roberto exibe um cordão de ouro com as letras MT. Sua ficha criminal começa em 1992, com anotações por briga de torcida, já que ele era um dos líderes da Força Jovem do Vasco. Foi com a descoberta do bandido que a polícia teve a certeza de que a data de 2007, que aparece no vídeo, estava errada. Metralha havia sido preso em agosto de 2004 e fugido do Instituto Penal Edgar Costa, em Niterói, em julho de 2008.
As filmagens foram feitas no início deste ano. E flagraram Silvano também mostrando seu cordão de ouro com a letra S e pedras brilhosas. Preso em agosto de 2007, ele foi libertado em maio do ano passado. Segundo investigações da Drae, ambos são gerentes das bocas de fumo da Fazendinha.
Entre os flagrados, braço-direito de armeiro e sequestrador nos anos 90
Entre os criminosos flagrados na gravação está Eduardo Herculano da Silva, o Avião, um dos principais responsáveis pelo fornecimento de armas para favelas dominadas pelo Comando Vermelho. O bandido era braço-direito de Antônio Jorge Gonçalves dos Santos, o Tony ou ‘Senhor das Armas’, que chegava a enviar 40 fuzis por mês para o Rio e Niterói, mas foi preso pela Drae em 2009.
As informações da Polícia Civil indicam que, atualmente, Avião é homem de confiança de outro foragido: Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói. Avião aparece na filmagem conversando com um bandido armado, ainda não identificado, que seria segurança de Roberto Metralha.
O quinto bandido identificado é Alcindo Luiz Fernandes, conhecido como Da Cabrita. Sequestrador nos anos 90, ele já foi condenado duas vezes por tráfico e ficou preso entre janeiro de 2000 e dezembro de 2008. De volta às ruas, assumiu o tráfico no vizinho Morro do Adeus, em Ramos. Da Cabrita aparece de vermelho com fuzil na mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVAS VAGAS DE EMPREGO DIVERSAS AREAS EDIÇÃO 27/02/2011