Moda das estrelas das  novelas: veja o que é ou não é adequado para o ambiente de trabalho.(Fonte MSN)



As mulheres querem saber de onde são as roupas de Patrícia ou o esmalte de Paloma, personagens de Maria Casadevall e Paolla Oliveira, respectivamente, na novela "Amor à Vida". Há quem queira ainda deixar os cabelos esvoaçantes e com belíssimas ondas como os de Heloísa, papel de Flávia Alessandra em "Além do Horizonte". Mas será que esses looks podem ser tranquilamente adotados no ambiente de trabalho? Quase todos eles não, segundo a consultora de moda, imagem e etiqueta, Ana Vaz.
"É uma visão muito idealizada da figura feminina no trabalho. Não existe uma funcionária que se vista como a Patrícia dentro de um hospital, é muito fora do padrão. Na prática, a empresa não vê com bons olhos a reprodução do figurino de novela ou de algo muito similar". Segundo explica, para as mulheres que gostam de se inspirar nos looks das famosas, o ideal é cruzar as informações da novela com a vida real na profissão. "O que lhe vem à cabeça quando imagina uma profissional da mesma profissão que você? A partir desse 'figurino profissional', use a personagem como inspiração para complementar o look", ensina. 
Além disso, é importante sempre estar de olho na cultura da empresa, procurar saber quais são as regras. "Veja o caso de Giovanna Antonelli, que interpretou uma delegada em "Salve Jorge". Quantas mulheres que trabalham numa delegacia conseguem usar seda da cabeça aos pés? Ou um decote até próximo do umbigo, estampas de bicho? Ainda há muitos preconceitos e as mulheres estão brigando por essa mudança. Elas questionam, tentam imprimir essa liberdade, mas estamos engatinhando. Não podemos ser ingênuas", explica.
Apesar disso, Ana Vaz aponta que as vestes de Paloma e Amarilys, de Amor à Vida, são as mais adequadas para alguns ambientes de trabalho. "O figurino atual da protagonista da novela das 21h é relativamente seguro para o trabalho, principalmente as calças de alfaiataria, camisa como sobreposição ou mesmo junto com a calça. São looks fáceis de se enquadrar na grande maioria das empresas e trata-se de um tradicional que não é rígido, exatamente pela fluidez dos tecidos. Então é democrático em vários ambientes. A ressalva fica por conta da transparência e ombros de fora, estilos que não caem bem para todas as funções", pondera.
"Já a personagem de Danielle Winits usa um figurino mais despojado, aparece bastante de jeans e usa-o em tons escuros de um jeito que é muito comum em empresas mais casuais, por não exagerar nem nas cores nem nas estampas". Ainda assim, Ana Vaz lembra que Amarilys desliza no decote, "recomendado para ser no máximo até a linha da axila", e nos cílios extravagantes. "Fica com cara de boneca e, por parecer uma menina, a mulher que adota esse visual pode não ser levada à sério num ambiente mais tradicional".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVAS VAGAS DE EMPREGO DIVERSAS AREAS EDIÇÃO 27/02/2011